25/02/14

Vantagem que nada significa


Ontem a ansiedade das bancadas transmitiu-se aos jogadores. Passes errados, alguma intranquilidade, fantasmas passados. Jardel de cabeça ligada logo a abrir, parecia ser uma daquelas noites.

O Benfica controlou o jogo durante os 90 minutos mas nunca fez o 2º golo para deixar toda a gente descansada. O Vitória, sem deslumbrar, fechava-se bem e de vez em quando causava algum perigo. O Vitória acabou por perder, mas fez mais na Luz do que o Estoril no Dragão, no Domingo.
Já se esperava ir para o intervalo a 0, mas numa óptima recepção de Rodrigo que depois serviu Markovic, fez-se um grande golo. Dos melhores do campeonato, na minha opinião. Devia valer 2 ou 3 logo.

Markovic está a jogar cada vez melhor, junto à linha. Sai da linha para o meio, defende, anda meio vagabundo no ataque, mas sempre com a consciência do seu lugar. Há trabalho de Jorge Jesus, e as suas exibições têm melhorado e os golos têm aparecido.

Temos 5 pontos de vantagem sobre o Sporting e 7 sobre o Porto. Sim, eu ainda não esqueci o Sporting. E acho que ninguém devia esquecer. É de aplaudir o campeonato que têm feito. 

Em condições normais deveríamos (nós, adeptos) sentir-nos confiantes. Mas depois das últimas épocas, nem seriamente entusiasmado consigo ficar. Óbvio que prefiro estar 5 à frente do que 7 atrás, não é isso. Mas faltam 10 jogos e temos algumas deslocações complicadas. Aliás, agora todas parecem complicadas. As equipas à procura do pontinho, os fantasmas do passado... Mas se nós estivermos inseguros, tudo bem, não somos nós que entramos em campo. Que acima de tudo a equipa esteja concentrada.

Espero também que Garay não saia. Seria (mais) um tremendo erro de gestão. A raiva sentida pela saída de Matic desvaneceu. Quem sabe, se acontecer algum resultado menos bom, não virá o nome deste sérvio outra vez à baila.

É indiscutível que Jesus põe a equipa a funcionar, ano após ano. Algumas decisões estranhas, é claro, algumas exibições menos boas, mas em termos globais há que aplaudir. Faltam os títulos. São precisos títulos.

Salvio regressou a semana passada na Grécia, e jogou ontem novamente. Eu gosto muito dele, mas está fora de ritmo ainda. Compreensível. E com Markovic assim, não sei não. No entanto, ter um ou outro no banco é um luxo. E Cardozo? Em equipa que ganha não se mexe, pelo menos é a minha política. E já expressei aqui que aprecio bastante o paraguaio. 

Na próxima quinta-feira joga-se com o PAOK em casa. Há uma ligeira vantagem, pelo que rodar alguns jogadores pode ser solução. E sinceramente, que se lixe a Liga Europa... a fome de campeonato é enorme.

Sem comentários:

Enviar um comentário